27 outubro 2008

Um pouquinho de auto-ajuda =]

“Tenho todos motivos menos um pra ser triste”
(Drummond)


São poucas as pessoas que conseguem enxergar a grandiosidade dessa frase.
 
Ela é mais uma das tantas fantásticas que o poeta de Itabira nos deixou e pode passar despercebida por entre as outras, são poucas as pessoas que a notam e pouquíssimas captam a sua essência.
 
De forma grosseira, poderia dizer que ela é uma espécie de “Carpe Diem” - viva a vida de forma positiva, viva o hoje, esqueça os problemas - Mas não seria o bastante, ela me diz muito mais do que isso.
 
Ela demonstra um otimismo irradiante perante as adversidades da vida, mostra que sempre há fagulhas brilhantes na escuridão.
 
Isso reforça a minha tese de que devemos correr atrás daquelas coisas que deixem nosso coração alegre, que fazem bem a nossa alma. Não importa se não é uma coisa importante algo que mereça reconhecimento.
 
Algumas pessoas encontram plena satisfação em seus trabalhando com suas profissões. Mas para muitas esses dois conceitos se diferem. Trabalham para ganhar dinheiro e exercem sua profissão apenas como forma de bem estar (Sim, são conceito diferentes, é preciso quebrar esse paradigma).
 
O que faz você feliz? Pergunte-se e corra atrás do que obtiver como resposta e mantenha constantemente em sua vida. Assim, quando as coisas estiverem pesadas e você chegar a acordar sem vontade de sair da cama, ainda restará algo pra te fazer sorrir, algo que te tirara da cama, aquela coisa especial que vai estar te esperando em casa, no fim da tarde ou mesmo nos finais de semana. Uma espécie de válvula de escape, sabe?
 
Dedique-se á astrologia, a música, pintura, artesanato, passeios diários de moto, pesca, futebol, truco, dama, gamão, cinema, teatro, Yoga... não importa o que, o importante é não parar!

“A sua missão aqui pode estar bem longe do seu trabalho... pode ser bem mais informal que isso, quem sabe apenas ouvir os outros? Pense nisso.”

Peace and Love

14 outubro 2008

Para Refletir...

“Enquanto não superarmos
a ânsia do amor sem limites,
não podemos crescer
emocionalmente.

Enquanto não atravessarmos
a dor de nossa própria solidão,
continuaremos
a nos buscar em outras metades.
Para viver a dois, antes, é
necessário ser um.”
(Fernando Pessoa)


Ele já disse tudo.
Qualquer comentário se faz desnecessário!

~

Peace and Love ;]

12 outubro 2008

Feliz dia das crianças!

Se todos pudéssemos conservar por toda a vida a alegria e o entusiasmo que tivéramos quando criança, aquela sensação de que o mundo é nosso e que podemos conquistá-lo, tenho certeza de que superaríamos as adversidades da vida com mais facilidade.
Todos possuímos sim uma semente da infância plantada em nossos corações basta lembrar-se e ela germinará!

A música a seguir eu escutei pela primeira vez quando já era adolescente mas por algum motivo, que desconheço, sempre que a escuto sinto um gostinho de infância, por isso a escolhi para comemorar o Dia das Crianças!

O Caderno

(Toquinho e Vinicius de Moraes)

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o be-a-ba
Em todos os desenhos coloridos vou estar
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega,
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas bimestrais você vai ver
Serei de você confidente fiel,
Se seu pranto molhar meu papel
Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer

~
“Vinde a mim as criancinhas, porque delas é o reino dos céus" (Jesus Cristo)


Peace and Love ;]

Carta ao Renato Russo

"Querido Renato,

Como vão as coisas por aí? Tudo em Paz? Acredito que nesses 12 anos já deu tempo de se habituar a essa nova existência no mundo no qual você se encontra. Aposto que antes de chegar aí você passou boa parte do tempo (?) na biblioteca ( já me disseram que ela possui uns livros ótimos com segredos que provavelmente nem sequer seriam entendidos nesse denso mundão no qual vivo).

Chega de enroloção, não quero tomar muito do seu tempo eterno. Estou escrevendo para te agradecer por tudo o que sua obra representa em minha vida.Você pode ter ido, mas ela é eterna. Acredito que esse seja o grande barato de se tornar um ídolo. Essa quase imortalidade, essa energia que ainda circula com as composições mesmo anos depois da morte de seu autor, é invrivel!

Raul disse que “Os homens passam, as músicas ficam”, e cada vez eu tenho mais convicção da realidade dessas palavras. Mesmo não tendo feito parte da geração que curtiu a Legião, eu não saberia contar a história da minha vida sem colocar várias de suas músicas como trilha sonora.

Ahhh Renato, você não tem idéia de coro era legal, quando criança, ouvir “Faroeste Caboclo” e “Eduardo e Mônica” com meu pai! Eu era apaixonada por essas músicas! E “Pais e Filhos”? Não tenho idéia de quantas vezes já a ouvi, é uma das preferidas do meu pai, então eu fui obrigada a ouvi-la inúmeras vezes, até cansar!

É, mas eu não deixei por menos, anos mais tarde ele foi obrigado a ouvir comigo o CD “As Quatro Estações ao vivo” todos os dias, durante mais ou menos uns três meses.

As minhas músicas preferidas sempre foram as mais doces, não necessariamente as que falam de amor, mas as que falam da vida, com aquele entusiasmo que só você conseguia musicar, sabe?

“Pra que esperar se podemos começar tudo de novo, agora mesmo?” só essa frase já vale por qualquer livro de auto-ajuda. Bom, eu pelo menos quando escuto essa música fico louca pra sair correndo consertando o mundo á minha volta.

Não vou dizer que tudo foram flores na minha relação contigo. Confesso que algumas vezes me peguei pensando que você só fazia determinadas coisas pra aparecer, que era muito estrela, que isso, que aquilo, mas logo passava, tem sempre que passar, os prós compensam os contras ;]

E ai, já descobriu quem inventou o amor? Se conseguir descobrir, manda a fórmula pra cá, estamos precisando! Talvez você não estranhasse o jeito que este mundo está, mas provavelmente sofreria muito por ver as mazelas da humanidade. Mas acho que se surpreenderia ao perceber que algumas de suas músicas compostas nos anos 80 ainda se encaixam perfeitamente na realidade.

Então é isso. É tão estranho comemorar “aniversário de morte”, por isso escolhi esse jeito irreverente de te prestar uma homenagem.
Você faz falta e estava certo: os bons morrem antes, cedo demais.

Valeu por tudo mais uma vez.
Vai com os anjos."

05 outubro 2008

Eles disseram!

“A partir do sábado 22 de dezembro de 2012, todas as relações serão baseadas na tolerância e na flexibilidade, porque o homem sentirá os outros seres como parte de si mesmos.”

A frase acima é parte integrante da 7ª Profecia Maia, uma das sete que esse povo pré-colombiano nos deixou descrevendo o rumo do mundo nos anos posteriores à sua existência. Elas estão sendo muito comentadas e difundidas nos últimos anos.

Quando as discussões envolvem o futuro do mundo, é impossível nunca ter ouvido alguém dizer que: “O mundo vai acabar em 2012” ou “O calendário Maia só vai até o ano de 2012 e elas já acertaram várias outras previsões”.

E foi assim, em uma longa discussão com alguns amigos sobre o que aconteceria com esse mundo, que atende pela alcunha de Planeta Terra, após essa época de turbulência econômica e política que uma frase dessas veio à tona.

Resolvi pesquisar o assunto para ver até onde elas tinham coerência e observar se mereciam realmente toda fama a elas concedidas. E tenho que admitir: sim, elas merecem!

O que me deixou mais chocada foi à forma como ela (ou elas, pois são 7) descreve o desenvolvimento da humanidade, as fases que passamos, o que sentimos, com o que contribuímos ao mundo, a nossa evolução (e involução conseqüente da polaridade) e tantas outras coisas.

Como eu possuo alguns conhecimentos esotéricos, fiz leitura dos textos dessa perspectiva e consegui encontrar pontos que se encaixam perfeitamente com a história do mundo que conheço, mas não garanto que um cético, ou mesmo um leigo, tenha a mesma percepção. Mas há passagens explícitas e claras.

Um breve exemplo é a 3ª profecia que nos conta: “uma onda de calor aumentará a temperatura do planeta provocando mudanças climáticas, geológicas e sociais de magnitudes sem precedentes e a uma velocidade assombrosa.” Será que só eu enxergo a descrição do aquecimento global nessas linhas?

Não, eu não acho que o mundo vai acabar em 2012, mas acho sim que passaremos por vários processos descritos na profecia pois esse é o caminho, o homem sentir os outros seres como parte de si mesmo, mas acredito que levará um pouquinho mais de tempo... talvez mais algumas centenas de anos.

Quem tiver interesse e quiser saber mais: Profecia Maia

^^