02 setembro 2009

#ForaSarney

Com 18 anos eu nunca havia participado de nenhuma manifestação política efetiva, foi quando me deparei no Twitter, mais uma dessas maravilhas tecnológicas, com o movimento #ForaSarney, apoiado por várias personalidades artísticas e divulgado em outras mídias também. Derrubar do cargo de presidente do Legislativo, um coronel maranhense eleito pelo Amapá, que já fora presidente do país e contra o qual inúmeras denúncias haviam eclodido nos últimos tempos (nepotismo, favorecimento ilícito, atos secretos), me parecia uma boa causa. Mandei e-mail, informando sobre a manifestação, para todos os meus amigos, apenas um topou, e lá fomos nós para a Av Paulista. Pouco mais de 70 pessoas compareceram, e a maioria estava tímida e sem saber como agir. A imprensa cobriu, e os jornais criticaram, mas pra mim tudo bem, eu fiz a minha parte!

Agradeço aos que não desistiram da luta, e continuaram se reunindo mesmo com baixos contingentes. Eu só pude comparecer novamente no 5º, e para minha surpresa, o movimento havia crescido, centenas de pessoas compareciam, traziam faixas, narizes de palhaço, tinta para pintar o rosto (aquelas tradicionais faixinhas verde e amarelo), cartazes com todos os tipos de frases. Quando eu me vi já estava lá no meio, de nariz de palhaço, rosto pintado, apito na boca, cartaz na mão e entregando adesivos nos carros quando o farol fechava. Depois disso a manifestação seguiu em direção a Consolação, com gritos de protesto do tipo: “Você que ta olhando, o Sarney ‘ta te roubando!”, e terminou numa das paralelas da Av. Paulista, em frente ao prédio onde o Senador possui 4 apartamentos.

Eu gostei muito da experiência, me senti seguindo o conselho do Chico, aquele de ter “voz ativa”. Claro que apenas a manifestação não derrubará ninguém de cargo algum, mas eu acredito no efeito metástase e quem sabe alguém, com mais poder que um grupo de centenas de pessoas, se sensibilize e resolva mudar alguma coisa. Tínhamos que começar de algum lugar, e começamos!

2 comentários:

  1. Bruninhaaa... (olha a intimidade da garota) fui invadir seu orkut p/ poder te adicionar e vi o link do seu blog... k estou eu!! hsushus
    Gostei disso... gostei de vc.. das suas ideias.. poxa.. nunca pensei que alguém com "alguns" pensamentos tão parecidos comigo pudesse entrar naquela empresa de gente maluca.. kkk nisso pelo menos eu to dentro.. sou maluca tbm.. hsushshu eh isso ai moça.. se der entra no meu blog tbm.. e me add no orkut ok!?
    Beijos e muuuuuiiito rock'n roll p/ nós!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Bom, amigo da Pammy aqui de cima, ela me passou o link e eu vim ver...

    Gostei do Blog Layout e texto.

    Sobre o Texto, Brasileiro, se diz batalhador, mas nao briga, se diz feliz, mas nao ajuda os outros pra que eles tambem sejam, como diriam alguns criticos, Brasileiro é um povo egoista, que se pudesse nao fariamos diferente, existe ate uma musica sobre isso que eu nao lembro o nome, mas o fato é, todos temos que aprender, pois "eu me organizando posso desorganizar, eu desorganizando posso me organizar" - Nação Zumbi.

    Champolas, andmelo@hotmail.com
    o Blog ta na assinatura, não ta tão bem escrito como o seu mas esta la...rs

    ResponderExcluir

Comente você também!