08 julho 2010

O Teatro Mágico lança 2º DVD desejando, mais uma vez, ser pirateado


O Teatro Mágico, trupe originária de Osasco (região metropolitana de São Paulo) que mistura teatro, música, circo e poesia em seus shows, lança este mês o segundo DVD da carreira – o Segundo Ato. O projeto, que completa 7 anos de existência em 2010, cresceu através dos novos meios de interação na rede e se multiplicou graças a ajuda dos fãs.

Como todos os outros trabalhos, CD e DVD “Entrada pra Raros” e o CD “Segundo Ato”, o novo DVD será disponibilizado integralmente para download no site da banda. Um dos princípios fundamentais da trupe é justamente a distribuição gratuita de suas músicas e vídeos, fato que tem levado Fernando Anitelli às principais mesas de discussão sobre questões digitais e dos direitos autorais na rede e fez com que ele postergasse o lançamento do novo DVD até que o Itaú Cultural, parceiro neste projeto, colocasse a marca “creative commons” no produto.

Anitelli é um palhaço ativista político, ambiental e social. Ele é a personificação do paradoxo que nos é apresentado nas letras, como em: “se tudo que eu preciso se parece, por que é que não se junta tudo numa coisa só?”, trecho que exemplifica outro princípio da trupe: o rompimento das barreiras entre o público e os artistas. Como prova dessa interação, chegaram ao extremo de criar e gravar uma música inteira utilizando o twitter (O que se perde enquanto os olhos piscam?), tarefa arriscada e só possível tratando-se de um projeto que preza a liberdade e a união.

Com aparições no horário nobre da rede Globo, o que lhes garantiu a primeira posição no ranking das palavras mais citadas do twitter, a banda segue agregando capital simbólico e social ao nome, afastando-se, por ventura, do estigma de banda independente.

Curtiu? Informações e detalhes sobre o show de lançamento em: http://www.oteatromagico.mus.br

2 comentários:

  1. Boa sorte a todos nós, blogueiros TM!

    ~A poesia prevalece =O)

    ResponderExcluir
  2. salve salve....
    estou passando pra desejar boa sorte no concurso meu blog esta concorrendo também, se possível quando puder da uma olhada la temos um podcast sobre assuntos variados, em breve um podcast sobre musica independente....

    http://papofandangos.wordpress.com/

    abraço e parabéns pelo blog
    @inhesus

    ResponderExcluir

Comente você também!